quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Como salvar o mundo? - Educação


Se eu tivesse dinheiro, sabe o que eu faria? Montaria uma escola. Mas não uma escola qualquer. Juntaria pessoas bem intencionadas que tenham as manhas de influenciar as outras pessoas. Aí juntava todas as crianças carentes que eu pudesse e colocava nessa escola. E lá elas poderiam se divertir, ter casa, comida, roupas e, o mais importante, se tornariam adultos influentes e inteligentes. E, se tudo desse certo, políticos (é... se não pode vencê-los, junte-se a eles). Mas políticos com índole. E como eles seriam influentes, eles se elegeriam. E substituiriam esses urubus que habitam os plenários hoje em dia. Eu formaria um partido só com frutos dessa escola. Em algumas décadas, teríamos apenas pessoas íntegras nas câmaras, no senado, na presidência.

O Brasil não precisa de políticos mais eficientes - mas é claro que "meus alunos" teriam aulas de administração pública - pois o país caminha relativamente bem. Precisamos de pessoas mais honestas. E, vejam só, honestidade, assim como bondade, gera mais honestidade. Pessoas influentes no poder poderiam tornar o mundo como elas. Assim teríamos melhores escolas. E eu ia torcer para que formassem escolas concorrentes (apesar de eu achar difícil alguém querer realmente mudar o mundo).

A escola seria muito rigorosa, mas sem violência. Temos que apagar da mente das pessoas que a violência é um meio de controlar os outros. A prioridade é ensinar que pode-se ser responsável e mesmo assim se divertir. E também seriam aceitas novas idéias e opiniões, desde que não fuja-se muito do propósito inicial. E quem saiba seja possível que haja uma democracia (não que eu acredite nessa possibilidade).

Mas tudo isso não passa de imaginação minha. Primeiro porque eu não tenho dinheiro (e sim, seria preciso muito dinheiro pra manter uma estrutura dessas). Segundo porque eu não conheço ninguém que saiba influenciar os outros e que seja perfeitamente honesto.

Um comentário:

  1. Bom dia, meu nome é Snowmeow, e eu gostei desse teu projeto. Posso fazer um estudo sobre o caso e, com um pouco de sorte, levar para pessoas que estariam interessadas em um projeto como esse. Não prometo nada de início, mas tua ideia é boa demais para permanecer estagnada.

    E, sobre tudo isso não passar de imaginação tua, lembre-se da célebre frase de Albert Einstein: "Imaginação é mais importante do que o conhecimento".

    Vou copiar tua ideia para analisar com calma. Salut. ;-)

    ResponderExcluir