quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Akumetsu


Terminei de ler o melhor mangá jamais feito. Ele se chama Akumetsu (link) e é, basicamente, sobre um cara que decidiu matar todos os políticos corruptos do Japão com as próprias mãos. E o que é bizarro é que, cada vez que ele elimina um político, sua própria cabeça explode.

Akumetsu é excelente pois, além de toda a ação, tensão e (um bocado de) violência, ensina uma lição valiosa: a de que nada muda realmente. O mau dentro das pessoas sempre vai existir, o ser humano sempre será corruptível. Enfim, todas as soluções para o mundo, inclusive as que eu posto neste blog, são apenas tentativas de mudar pouco o que não pode ser mudado.

A visão do autor, que literalmente dilacera o governo japonês, é a de que, quem usa o poder apenas para enriquecer, em detrimento da economia do país e, em consequência, do próprio povo é mau. E esse mau deve ser varrido da face da Terra. Isso só pode conseguido com a habilidade da personagem principal de "ser imortal". O que me admira nesta personagem é principalmente sua atitude. Akumetsu é extremamente inteligente e conhecedor dos piores podres que rolam nos bastidores do poder. Baseado nisso, ele inicia seu plano de limpeza, plano, aliás, muito bem executado.

A única coisa que eu discordo é o método que ele utiliza para "fazer a limpa" no governo. Matar, violência, tudo isso só é divertido de se ler/assistir (eu confesso!). Mas não leva a nada e, pior, só gera mais violência. Existem meios pacíficos, como o que eu citei no post anterior.

Espero que o outro mangá dos mesmos autores (Yoshiaki Tabata e Yugo Yuuki), chamado Wolf Guy (link) siga a mesma linha de qualidade. Por enquanto, a história está interessante mas, a exemplo de Akumetsu, ela começa devagar, com pouca coisa revelada.

Uma leitura mais que indicada. São 160 capítulos de uma qualidade surreal. Akumetsu já tinha atingido o topo da minha lista de mangás lidos, mas seu final mostrou que é uma leitura difícil de ser batida. Claro, espero me surpreender.

3 comentários:

  1. porra mano não tem em portugues nao ?

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores mangas que eu já li,comparando o final do Akumetu com o final do Death Note o Raito Yagami seria uma bicha louca.

    Mas o meu top ainda fica com o manga :
    Eden it's a endless World

    ResponderExcluir