quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como salvar o mundo? - Bondade


Altruísmo é uma coisa boa, certo? Então por que não praticá-lo?

Pense: toda vez que vc tiver oportunidade, faça. Tem um carro dando sinal pra entrar numa rua movimentada.... Pare! Tem alguém chegando atrás de vc... Segure o elevador! Tem alguém de mau-humor? Diga "Bom dia"! Não precisa esperar resposta. Apenas sorria. No mínimo vc deixa a pessoa constrangida.

Não roube, não queira levar vantagem. Siga as regras, respeite as leis. A maior parte delas só servem pra vc não foder com a vida dos outros. O problema da sociedade são as regras implícitas. Aquelas que vc (pensa que) sabe que deve seguir, mas não está escrito em lugar nenhum. Aquelas que impedem de fazer o que vc realmente quer. Por exemplo: aquela que diz que vc tem que estar bonito e apresentável todos os dias. E aquela que diz o tamanho certo dos peitos pra uma mulher, entre várias outras. Elas não servem pra nada, ignore elas.

Se puder, faça trabalho voluntário (um dia eu farei também). Foque nas crianças. Elas são o futuro. São elas que vão passar pra frente o que vc ensiná-las. Tá, os idosos merecem um fim de vida feliz e decente, mas sério, foque nas crianças. E ensine elas a serem boas com os outros. Uma corrente... é, sei lá se funciona. Mas tente.

Não sei muito onde eu quero chegar. Só tô passando o que eu penso pra frente.

O objetivo é dar o exemplo. É tornar o outro tão gentil quanto vc, baseado no que vc faz. Mas não espere que o outro aprenda com isso. Apenas faça. Não deixe de fazer porque vc acha que não vão fazer. Não é nisso que é baseado o princípio.

E se a pessoa não aprender nada com isso, não passa de um imbecil. E que vá se foder. ;)

Um comentário:

  1. Ah sim, é muito gostoso você fazer algo sem esperar algo em troca. Uma gentileza inesperada, um sorriso contra o mau-humor: sao atos que nao nos custam nada e que fazem do nosso e do dia dos outros, um dia melhor. Pode mesmo acontecer da pessoa que recebe a gentileza nao estar nem aí pra isso. Mas o problema é dela, no fim das contas. Trabalho voluntário: é uma delícia! Lembro-me da época em que ia ao Hospital do Trabalhador conversar com pacientes, alimentá-los e ajudá-los na higiene pessoal. Fazia-me tao bem quanto as aulas de portugues e matemática que lecionei para menina semi-analfabeta. Todos deveriam fazer algo do gênero.

    Quanto às criancas? Elas sim podem ser o futuro - criancas sao ingênuas e boas; e vao ouvir e aplicar aquilo que você diz: para elas, esta será a verdade. Se tiverem irmaos mais novos, repassarao certamente o aprendido - e aí a corrente se cria.

    ;) Vou ler os outros posts!

    ResponderExcluir