segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Propriedade Intelectual




Afinal, o que é a propriedade intelectual? Algo que você produziu, que tirou de dentro de si para o mundo exterior? Sua visão do mundo expressa em palavras, música ou imagem? Beleza. Então pra que diabos cobrar para que isso chegue até os outros? Sinceramente, você acha que cultura vale dinheiro? Não... imagem vale dinheiro. Ou melhor, imagem é dinheiro. Cultura é meramente expressão, vivência, experiências e visões de mundo a se compartilhar. Não maneira de enriquecer. É absurdo termos que pagar tanto pra aproveitar a cultura ao nosso redor. Isso data de uma época em que cultura passou a ser sinal de status. E até hoje carregamos essa porcaria. Ir no teatro é mais cultura, porque teatro é mais caro. Ir à ópera é mais cultura porque é mais caro. Tem que ir bem arrumado. Ridículo. Cultura é o eu interior de um indivídio exposto ao mundo através de uma pintura, de um livro, de uma música, ou de um vídeo.

Não me leve a mal, eu sei que produzir esse tipo de material custa dinheiro. Mas então por que não cobrar o preço justo por isso? Cobrar o custo do papel e da tinta do livro, do CD, da produção do filme. Mas não, as pessoas querem enriquecer com a cultura. Tudo bem, eu acho justo você cobrar a apresentação do que produziu. Cobrar a entrada de uma galeria de arte. Cobrar a entrada de um show de música. Cobrar as entradas de um cinema. Afinal, tudo isso tem custo. Mas existe um limite para a babaquice. Cobrar preços absurdos de entradas em show: ridículo. Por melhor que o cara cante, ou que a banda toque, 250 reais pra ver uma hora de show não vale a pena. Aliás, mais que 100 reais é abusivo. Não interessa se a banda é internacional, se é mundialmente conhecida, se teve que desembolsar muito pra viajar. Música não vale tanto assim. Eu baixo de graça na internet. E baixo sim, me recuso a pagar por música. Pago sim pra ver os caras tocarem, pra curtir a música, mas sem esse exagero.

A internet produziu maneiras muito fáceis de se compartilhar as coisas. Na minha opinião, todos os artistas deveriam publicar todo o seu material online. Qualquer o tipo de arte que seja. Músicas em MP3, filmes em AVI (ou qualquer outro formato decente), livros em PDF. Quer que seu trabalho seja valorizado e quer receber por isso? Faça shows a preços acessíveis, exiba seu filme numa sala de cinema, promova uma palestra para a discussão do que escreveu. Só não vá querer me processar porque eu descolei um jeito de acessar o que você produziu de graça. Vou te mandar à merda.

Arte e cultura são heranças para a humanidade, então não precisamos limitar o acesso a ela. Muito pelo contrário. Quer ganhar dinheiro? Vá trabalhar. Vá construir um lugar pra alguém morar, vá plantar algo para alguém comer. Produzir cultura não é trabalho, é compartilhar sua visão de mundo com o resto da humanidade.



"What happened to the passion?
What -happened to- the reason for screaming?
What happened the music and the message that I love?
What happened to the hard work?
And why does everybody look the same?
What happened the music and the message that I love?" - What Happened? - H2O



ps: faz tempo que eu não escrevo, ficou uma merda. Mas tava com saudades de escrever :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário